terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, 
somente uma época na vida de cada pessoa 
em que é possível sonhar e fazer planos 
e ter energia bastante para realizá-las 
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente 
e desfrutar tudo com toda intensidade 
sem medo, nem culpa de sentir prazer. 

Fase dourada em que a gente pode criar 
e recriar a vida, 
a nossa própria imagem e semelhança 
e vestir-se com todas as cores 
e experimentar todos os sabores 
e entregar-se a todos os amores 
sem preconceito nem pudor. 

Tempo de entusiasmo e coragem 
em que todo o desafio é mais um convite à luta 
que a gente enfrenta com toda disposição 
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, 
e quantas vezes for preciso. 

Essa idade tão fugaz na vida da gente 
chama-se PRESENTE 
e tem a duração do instante que passa ==============================================================================================                                                                                       Prevenção para Positivos.
O HIV é uma doença 100% evitável. É importante lembrar que nós todos temos a oportunidade de ajudar a acabar com a propagação deste vírus mortal. Se você é HIV negativo, é importante lembrar como o HIV é transmitido e minimizar seu risco de contraí-lo, seja pela abstinência, sendo mutuamente fiel a um parceiro, usando preservativos a cada atividade sexual - incluindo oral, genital e anal, e, para aqueles que injetam drogas, não compartilhar agulhas. Obviamente, se você vive em uma cultura na qual não há direitos iguais, você pode não conseguir seguir estas orientações.
Saber se você é portador do HIV é o primeiro passo para certificar-se de que você nunca vai contribuir para espalhar a doença. O governo dos Estados Unidos tem até sugerido que o teste do HIV faça parte de um check-up médico regular. Não importa quem você seja, se você não sabe se é portador do HIV, por favor, faça um teste. Você pode ser testado confidencialmente ou anonimamente. Realizar o teste confidencialmente significa que o seu nome e o resultado do seu teste ficarão somente entre você o profissional que vai cuirdar do caso. Nos Estados Unidos e em muitos outros países, há leis severas que protegem a confidencialidade das informações entre o profissional da saúde e seus pacientes. Se você se preocupa com a confiabilidade, em muitos lugares, você pode realizar esse teste anonimamente. Desta forma, o seu nome não será revelado. Você pode entrar em contato uma unidade de saúde e, caso esse tipo de teste não seja realizado nesse local, eles o encaminharão para o centro mais próximo.
Se você é HIV positivo, você tem a oportunidade de ter a certeza de que não irá transmitir o vírus. Muitos de meus pacientes me disseram que não se sentem seguros de conversar com seus parceiros sobre o fato de serem portadores do HIV, porque têm medo de serem rejeitados. Até posso imaginar como seria passar por esse medo. Quando você descobre que é HIV positivo, mas não o revela, você passa a carregar um peso. Você tem chance de minimizar esse fardo. O ato de tomar a atitude de revelar a sua situação a cada parceiro em potencial cria uma liberdade de escolha que antes não existia. Você pode dizer a si mesmo, "eu não tive essa liberdade de escolha quando contraí o HIV, por que então tenho que oferecer essa liberdade aos outros?" Você pode não ter tido conhecimento disso no momento em que contraiu o HIV. Entretanto, agora você sabe que pode parar de transmitir o HIV. Esse pode ser o único trunfo que você possui sobre sua vida nesse momento e isso é um bom começo. Tome hoje a decisão de parar de transmitir o HIV.
Uma outra oportunidade para parar de transmitir o vírus é uma sugestão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Eles recomendam que todos os indivíduos recentemente diagnosticados como HIV positivos forneçam voluntariamente os nomes e detalhes dos contatos de todos os parceiros sexuais anteriores aos serviços locais de saúde pública. A lista dos parceiros inclui aqueles que podem tê-lo infectado e aqueles que você pode ter exposto ao HIV. Esta notificação oferece aos parceiros a oportunidade de fazerem terapia e testes de HIV. A participação neste programa é inteiramente voluntária, e você pode decidir depois que você souber os resultados do seu teste. Você jamais será forçado a fornecer os nomes de antigos parceiros sexuais se você não quiser.
Sempre me perguntam se há riscos maiores para dois indivíduos infectados com o HIV que fazem sexo desprotegido ou que compartilham agulhas. Chama-se serosorting ou sorting serológico – a prática entre indivíduos HIV positivos que têm parceiros sexuais também HIV positivos, ao invés de parceiros HIV negativos, com o objetivo de evitar uma possível disseminação do HIV. Minha resposta não é muito comum e às vezes não muito bem aceita. Embora a intenção dos “serosorting” seja boa, prevenindo que indivíduos HIV negativos contraiam o vírus, a ciência não considera esta prática tão segura. Há muitas formas do vírus do HIV e alguns indivíduos podem estar carregando um tipo diferente do que o do seu parceiro. Além disso, com o tempo, o vírus do HIV tem sido exposto a um número de diferentes medicações e tem desenvolvido resistência – tem sofrido mutação ou mudado de tal forma o seu tipo, que esses medicamentos, e possivelmente outros da mesma classe ou grupo, não têm efeitos prolongados.
Quando dois indivíduos HIV positivos trocam fluidos corporais através do sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas, eles correm o risco de adquirir o vírus um do outro. Isso é chamado superinfecção. Visto que não se trata de uma ocorrência comum, alguns indivíduos acham que não há evidências suficientes para garantir o uso de preservativos, desde que ambos os parceiros sejam HIV positivos. Contudo, se você adquirir um outro tipo de HIV através de um comportamento de risco, as probabilidades de complicações são de 100% para você. Os médicos registraram os efeitos da superinfecção na contagem do CD4 de um paciente. Por exemplo, a contagem de CD4 de um paciente ficou estável por muitos anos. Após um encontro sexual desprotegido com um outro homem em um país estrangeiro, ele desenvolveu uma significativa queda na contagem do seu CD4, que nunca foi recuperada.
Uma outra maneira de aumentar as chances de não transmitir o HIV, se você estiver sob medicação antiretroviral, é tomá-la nas dosagens e nos devidos horários de acordo com a prescrição do seu médico. Quando você toma sua medicação conforme foi receitada, você realiza duas coisas. Primeiro, você reduz o risco de desenvolver resistência ao vírus do HIV. Segundo, você reduz a quantidade de vírus no seu corpo, que corresponde a sua carga viral, esperadamente, a um nível não detectável. Uma carga viral mais baixa diminui sua chance de transmitir o HIV. Tome a sua medicação conforme receitada, entretanto, isso não substitui as práticas sexuais seguras.
Outra maneira aumentar a chance de não transmitir o HIV é certificar-se de que você e seu parceiro sejam saudáveis e não tenham outras doenças sexualmente transmissíveis. Os estudos têm mostrado que o fato de ter outras doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo em que você está fazendo sexo desprotegido aumenta o risco de transmitir e de contrair o HIV. Estar livre de outras doenças sexualmente transmissíveis não substitui, em absoluto, práticas sexuais seguras. Proteções tais como preservativos e isoladores dentais (dental dams) sempre fazem parte do sexo seguro.
Não importa quem você seja, você é um indivíduo valioso e sua vida é importante assim como a vida das pessoas da sua comunidade. Cuide de você e daqueles que estão à sua volta. Faça escolhas saudáveis que eliminem ou reduzam seu risco de contrair o HIV.==========================================================

Por que fazer o teste de aids

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.
Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame!
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA (ver localização pelo país). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.Você pode fazer o teste de aids em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas diversas unidades das redes públicas de saúde. Ele pode ser feito de forma anônima e é gratuito. Ligue para o Disque Saúde (136) ou consulte a lista de unidades das redes públicas de saúde e veja o melhor local para você fazer o teste.
 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário